Universidade e Sociedade 18/06/18
Universidade: finalidade e função
A aula se iniciou com a leitura de um escrito feito por Renato Jasmine Ribeiro, no qual há uma comparação das formas de aprendizado de antigamente e atualmente, comentando a respeito dos novos modos de se aprender. Nesta linha de pensamento, podemos chegar as Universidades que são vistas com expectativas e pré-conceitos da parte do cidadão que vai ingressar, e do que nunca ingressou em uma instituição de ensino superior. A partir disso, vimos algumas falas preconceituosas que são muito utilizadas sobre uma universidade, advinda de um pensamento antigo porém, infelizmente, muito atual. Vimos também, dados sobre o ingresso e a evasão de estudantes no ensino superior brasileiro em instituições públicas e privadas a partir da interpretação de gráficos e estatísticas. É perceptível o prevalecer das instituições de ensino privativo tanto na matrícula quanto na evasão de discentes por conta da facilidade e disponibilidade que oferecem.
Aprendemos também os conceitos de Universidade, Faculdade e Centro Universitário que se diferenciam e muito, mas são confundidos e sinonimizados no dito popular, como também os IF's (Institutos Federais) e Universidades Federais que apesar de diferentes, se complementam entre si. Após isso, vimos que o grau de formação dos docentes nas instituições públicas e privadas se divergem, sendo que nesta última há uma preferência de docentes especializados e mestres, onde os doutores são os de menor número. Já em instituições públicas, há maior visibilidade e aceitação de docentes mestres e doutores por especificações do MEC (Ministério da Educação). Depois disso, assistimos a um vídeo do TV Folha "Ranking Universitário", no qual pesquisaram e ranquearam as 191 Universidades + 41 Faculdades e Centros Universitários do país a partir de indicadores, como: pesquisa acadêmica, inovação, avaliação do mercado e qualidade do ensino, da melhor até a pior colocação. Finalizamos lendo sobre o professor Boaventura de Souza Santos, que a partir dos seus ideais foi dada a partida para a criação do novo modelo universitário do qual nasceu a UFSB.
Aprendemos também os conceitos de Universidade, Faculdade e Centro Universitário que se diferenciam e muito, mas são confundidos e sinonimizados no dito popular, como também os IF's (Institutos Federais) e Universidades Federais que apesar de diferentes, se complementam entre si. Após isso, vimos que o grau de formação dos docentes nas instituições públicas e privadas se divergem, sendo que nesta última há uma preferência de docentes especializados e mestres, onde os doutores são os de menor número. Já em instituições públicas, há maior visibilidade e aceitação de docentes mestres e doutores por especificações do MEC (Ministério da Educação). Depois disso, assistimos a um vídeo do TV Folha "Ranking Universitário", no qual pesquisaram e ranquearam as 191 Universidades + 41 Faculdades e Centros Universitários do país a partir de indicadores, como: pesquisa acadêmica, inovação, avaliação do mercado e qualidade do ensino, da melhor até a pior colocação. Finalizamos lendo sobre o professor Boaventura de Souza Santos, que a partir dos seus ideais foi dada a partida para a criação do novo modelo universitário do qual nasceu a UFSB.
Comentários
Postar um comentário