Experiências do Sensível 02/08/2018
O início da aula se deu com as apresentações dos dispositivos para as experiências do sensível, bem como sua forma de aplicação pensados por cada discente. Os temas foram diversos: relação do corpo humano e arte, sons, história, marcas; alimento e suas finalidades; atribuição de memória afetiva com objetos; fotografias; conscientização do lixo no mundo; plantio de árvores; entre muitos outros. Como muitos temas tinham relações e ligações uns com os outros, foram separados em seis temas e em grupos para atividade ser realizada mais precisamente. Os grupos criados se juntaram para decidir como seria desenvolvido e aplicado esse dispositivo. Para nos nortear de como iniciar e desenvolver esta estrategia, o professor nos ensinou as etapas de formas de conhecimento: provocar; sistematizar; e avaliar. Essas formas tem finalidade de atrair, criar um método de aplicação e permite-nos a obter uma conclusão desse modo que foi determinado, nos possibilitando alterar e ajustar até que atinjamos o objetivo inicial proposto no dispositivo: perceber e observar a interdisciplinaridade que existe ao nosso redor.
Após isso, tivemos uma atividade de criação a partir da gravação de sons que representem e expressem o que os grupos percebem, escutam e sentem, utilizando elementos presentes na universidade. Para a realização dessa atividade, devíamos escutar e selecionar sons que mais tenham a ver com o grupo, gravar esses sons e, ao final, apresentá-los mostrando ou expressando o que aqueles sons trazem para si. Para a próxima aula, devemos selecionar algum objeto que seja significativo para nos, e observar a sua sombra durante o decorrer de um dia, marcando as sombras com giz. Depois, registrar com foto e descrever o que foi observado ao fim da atividade.
Após isso, tivemos uma atividade de criação a partir da gravação de sons que representem e expressem o que os grupos percebem, escutam e sentem, utilizando elementos presentes na universidade. Para a realização dessa atividade, devíamos escutar e selecionar sons que mais tenham a ver com o grupo, gravar esses sons e, ao final, apresentá-los mostrando ou expressando o que aqueles sons trazem para si. Para a próxima aula, devemos selecionar algum objeto que seja significativo para nos, e observar a sua sombra durante o decorrer de um dia, marcando as sombras com giz. Depois, registrar com foto e descrever o que foi observado ao fim da atividade.
Comentários
Postar um comentário