Universidade e Sociedade 25/06/18

          Universidade: finalidade e função (2)

    Nesta aula, iniciamos assistindo um vídeo do I Fórum Social da UFSB em Porto Seguro, em 2015, que teve por objetivo aproximar todos os grupos sociais da Universidade, os quais listaram os principais problemas que os afastam do seu ingresso na educação. Após este vídeo, vimos mais sobre o modelo da UFSB, como os problemas com a expansão das universidades no interior, o regime de ciclos que diferem das instituições tradicionais, as variadas Universidades Federais que adotaram esse regime com a interdisciplinaridade, e interpretamos os fluxogramas que explicam mais sobre o currículo modular e a formação de professores.
    Depois, assistimos a um vídeo do ex-reitor da UFSB, Naomar de Almeida Filho, em uma palestra sobre a História da Universidade e a partir de quais ideologias e pensadores o conceito de universidade com os regimes de ciclos e linear de formação se originaram. Nesta palestra, ele contextualiza a criação de Aristóteles e, posteriormente, a continuidade de Aristócles (Platão), utilizando de informações e marcos históricos. Toda essa introdução se dá para a comparação dos dois modelos atuais - que antigamente se nomeavam: universidade escolástica, com obrigatoriedade o ensino de pensamento consciente e lógico, e o ensino geral das ciências; e a universidade vocacional, voltada para a profissionalização e mercado de trabalho -, que se resumem no ensino interdisciplinar, como o de 19 universidades federais no Brasil e com o regime linear de formação de instituições tradicionalistas, que visam na produção profissional e não na instrução e preparo do cidadão profissional. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Experiências do Sensível 12/07/2018

Universidade e Sociedade 06/08/2018

Experiências do Sensível 16/08/2018