Universidade e Sociedade 16/07/18

   Iniciamos a aula com a dinâmica do "Tribunal da Universidade: what's up?", no qual cada grupo apresentou as características, vantagens e desvantagens de cada modelo universitário. O grupo dos precursores (século IV a.C. até o século VII d.C.) iniciaram sua apresentação com: a conceituação de universidade; os filósofos que contribuíram para o aparecimento, criação e desenvolvimento dessas instituições, como Platão, Aristóteles, Tales de Mileto, Hipócrates, entre outros; e a apresentação do vídeo "Diálogo Sem Fronteiras - O papel da universidade no desenvolvimento local", o qual trata de uma discussão da atual situação das instituições de ensino superior e suas obrigatoriedades perante a sociedade. O grupo do modelo escolástico (século VIII a XIV d.C.) iniciou sua apresentação com a contextualização da época, no século VIII ao século XIV d.C.; a predominância da Igreja Apostólica Romana; a evolução ocorrida, pela harmonia entre a fé e a razão; os modos de ensino, que eram praticados no modelo interdisciplinar; e a separação do ensino das Ciências entre Trivium (gramática, retórica e lógica) e  Quadrivium (aritmética, geometria, astronomia e música). Já o modelo clássico, ou medieval, teve início no século XI e se estendeu até o século XV d. C., estando em um momento de transição pois, era o período em que ocorria a Contrarreforma e a predominância da Igreja Protestante, no ensino, desenvolviam-se cursos superiores, como Medicina, Direito e Teologia. O modelo de universidade vocacional (século XVIII até XX) - do qual participei, diga-se de passagem -, ocorreu em um período pós-renascentista, no qual houve a grande crise universitária que ocasionou várias reformas no ensino, chegando ao regime linear de formação, modelo aperfeiçoado por Georges Cabanis, que predomina até os dias de hoje. O grupo do modelo de pesquisa (século XIX e XX) apresentou as características que marcaram as especifidades desse modelo universitário,vantagens como a inciativa da ciência científica e saber objetivo, focado no Modelo humboldtiano, que tinha a pesquisa científica e a gestão acadêmica e administrativa como base, mas, em contrapartida, desvantagens como a falta de investimentos por parte governamental. A universidade social (século XX até o presente), visa na capacitação dos discentes, da valorização regional, a procura do aprimoramento e melhoria da qualidade de ensino. Após as apresentações dos modelos, o júri deu uma conclusão a respeito da co-relação dos modelos frente as universidades brasileiras, que, quando colonizado por Portugal, teve seu modelo influenciado pelo colonizador. E a imprensa? Veja fotos, vídeos e links de ocorridos e apresentações no tribunal clicando aqui, migo.
   Finalizada a dinâmica, vimos mais sobre o projeto da Universidade Federal do Sul da Bahia, como: seus problemas com a expansão; desafios que enfrenta por sua localização; forma de ensino; valores e modelo da UFSB; modelo de ciclos de formação (BI e LI); currículo modular; características dos Colégios Universitários (CUni's); estrutura organizacional dos campus; as formas de acesso à universidade; a formação de professores; duração e conclusão dos ciclos; modelo pedagógico; o regime de aprendizado compartilhado; e as características e disciplinas da Formação Geral. Para ter acesso a essas e mais informações do projeto da UFSB, clique aqui.


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