Universidade e Sociedade 23/07/18

 
Paulo Freire

   Baseando-se no projeto da universidade, iremos conhecer mais a fundo pensadores que tiveram participação na construção do modelo universitário da UFSB, bem como suas obras, seus questionamentos, modelos de ensino e influências que exerceram durante seus anos de vida e trabalho. Nesta aula, iniciamos assistindo ao "Documentário Paulo Freire contemporâneo", o qual exibe diversos depoimentos de pessoas que, de algum modo, o ensino freiriano esteve ou está presente em suas vidas. No vídeo, aparecem várias práticas pedagógicas desse modelo que ensinaram pessoas que ficam à "margem" da sociedade (catadores de materiais recicláveis, pescadores, domésticas, crianças que trabalham e moram em roças, etc), levando a eles a alfabetização e o ensino de forma que não sejam ignorados seus modos e bagagens de vida, inserindo assim, esses aprendizados na forma de ensino. Neste documentário, também é exibido alguns dos âmbitos e centros de estudos em que o modelo freiriano é praticado, como:na antropologia, o conceito de Paulo Freire é baseado em o ser humano estar sempre em constante evolução e transformação, assim como o conhecimento; na saúde, o modelo é aplicado a partir da problematização dos casos de doenças com a relação de experiências de casos reais em um debate com os alunos da área (o exemplo mostrado acontece na Universidade Federal do Rio de Janeiro); na área das artes, mais precisamente na música, o educador faz o contrário do ensino tradicional, focando primeiramente na percepção das diferentes notas e alturas musicais pelo aluno, para depois aprender a parte teórica da partitura musical. É importante destacar também que, para Paulo Freire, educadores não são somente os professores formados em práticas pedagógicas, e sim todos aqueles que constituem o âmbito escolar, como serventes, merendeiras, professores, etc.
   Após isso, assistimos a alguns vídeos que explicam e contam detalhadamente o que é tratado no livro "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire. Nestes vídeos são destacados questionamentos desse pensador, como: conceitos do conhecimento ser inacabado e o ser humano inconcluso, por estar em constante evolução; os termos de consciência crítica, ética e moral no ensino serem de extrema importância para o desenvolvimento do intelecto; críticas ao modelo tradicional, mencionado por ele como educação bancária (ensino mecânico e alienante), e intelectual memorizador (reproduzido sem fazer uma relação com a atualidade e pensamento "engessado"), não permitindo o desenvolver crítico, ético, moral, e criativo do discente.

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