Experiências do Sensível 28/06/2018



Tema: A água 


   Iniciamos a aula com as apresentações dos trabalhos sobre a água em diversos aspectos, como: químicos, biológicos, históricos, geológicos, econômicos e, principalmente, culturais. Assistimos uma apresentação teatral que fez menção as lavadeiras que tinham no Rio Cachoeira; uma aula a respeito da colonização das Américas que utilizavam o Oceano Atlântico como rota, as pescas e a atual situação do oceano e quais foram as influências trazidas por essas rotas de navegação compõem a miscigenação e diversidade brasileira; como também pontos turísticos onde a água se faz protagonista por sua história e por sua turbidez e cristalinidade, embora esses pontos turísticos tenham um mau investimento e visibilidade por parte governamental.
   Após isso, tivemos um debate sobre a relação da palavra sustentabilidade com o conhecimento e o antropocentrismo. O termo sustentabilidade e bem amplo, mas pode ser conceituado como um ato sustentável, como a utilização do que for necessário para sobreviver e que a natureza sobreviva com esse uso, ou seja, um uso de subsistência que não agrida o seu ciclo natural. O que faz menção ao antropocentrismo, no qual o homem é o centro de tudo, visando que retiramos da natureza pois precisamos nos satisfazer, logo que “somos o centro do planeta”. Um pensamento que foi enraizado pelo conhecimento científico no qual o ser racional e pensante deve “tomar posse” dos seres não racionais.
   Depois, vimos alguns quadros de William Turner e Claude Monet, que pintam utilizando aquarela e tinta óleo, reflexos de paisagens nas águas.

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