Experiências do Sensível 28/06/2018
Tema:
A água
Iniciamos
a aula com as apresentações dos trabalhos sobre a água em diversos
aspectos, como: químicos, biológicos, históricos, geológicos,
econômicos e, principalmente, culturais. Assistimos uma apresentação
teatral que fez menção as lavadeiras que tinham no Rio Cachoeira;
uma aula a respeito da colonização das Américas que utilizavam o
Oceano Atlântico como rota, as pescas e a atual situação do oceano
e quais foram as influências trazidas por essas rotas de navegação
compõem a miscigenação e diversidade brasileira; como também
pontos turísticos onde a água se faz protagonista por sua história
e por sua turbidez e cristalinidade, embora esses pontos turísticos
tenham um mau investimento e visibilidade por parte governamental.
Após
isso, tivemos um debate sobre a relação da palavra sustentabilidade
com o conhecimento e o antropocentrismo. O termo sustentabilidade e
bem amplo, mas pode ser conceituado como um ato sustentável, como a
utilização do que for necessário para sobreviver e que a natureza
sobreviva com esse uso, ou seja, um uso de subsistência que não
agrida o seu ciclo natural. O que faz menção ao antropocentrismo,
no qual o homem é o centro de tudo, visando que retiramos da
natureza pois precisamos nos satisfazer, logo que “somos o centro
do planeta”. Um pensamento que foi enraizado pelo conhecimento
científico no qual o ser racional e pensante deve “tomar posse”
dos
seres não racionais.
Depois,
vimos alguns quadros de William Turner e Claude Monet, que pintam
utilizando aquarela e tinta óleo, reflexos de paisagens nas águas.
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