Experiências do Sensível 14/06/2018
Tema: A terra
O professor se apresentou, apresentou o que seria trabalhado na aula e deu início as apresentações referente a atividade proposta, na qual cada estudante deveria trazer para a sala um punhado de terra que lhe fosse particularmente importante por algum caso e escrevesse um texto a respeito dessa terra. As apresentações foram diversas, cada uma com sua singularidade, que arremeteu histórias de apego emocional, valores familiares, construção da identidade pessoal e geográfica, contendo uma diversidade não só de contos mas de localidades e terras.
Texto sobre meu punhado de terra. |
Após isso, fizemos classificações a partir da cor, textura e propriedades dos punhados recolhidos, o que serviu de introdução para as observações feitas posteriormente de povos de diferentes regiões e raças, os quais a partir das cores das terras, produzem arte de diversos modos: pinturas, quadros e exposições de variados sedimentos.
A partir dessa percepção, é possível absorver o quão importante é a interdisciplinaridade e o ano de Formação Geral da UFSB, que permite ao estudante criar ou desenvolver o senso critico e conhecedor do mundo, pois aprendemos não só com os costumes e artes dos outros povos, mas compartilhamos conhecimentos(!) ao aplicar formas que aprendemos durante períodos letivos (em escolas, universidades e até mesmo creches, que não deixam de ser um local de conhecimento), em práticas deles e, sendo prestigiados ao descobrir sobre os modos, costumes, artes e cultura de outras nacionalidades.
Vendo isso, foram formados grupos para se compartilhar e discutir a respeito da origem e utilidade das terras recolhidas e, depois, apresentar o que foi apontado. Na discussão, foram apontados diferentes usos e localidades dos quais estas terras vieram que foram compondo a pergunta feita no início da aula: "o que é conhecimento?" . Palavras como: luta, história, vida, morte, ancestralidade, ciclos, identidade, território, arte, infraestrutura, diversidade, emoção, refúgio, entre muitas outras, derivaram do mesmo conceito ― terra.
Para finalizar, lemos um trecho das notas sobre a experiência e o saber de experiência do professor Jorge Larrosa Bondía, no qual diz a respeito de que toda experiência é nova mesmo repetida, pois sempre haverá uma nova descoberta e mesmo sendo feita da mesma forma, haverá resultados e significados diferentes em algum ponto, tornando-o singular ‒ fazendo sentido a terra e as histórias compartilhadas. A palavra terra é muito categorizada, e, a partir do que foi dito e apreendido, percebe-se o quão presente está, até mesmo no planeta, não é?
Comentários
Postar um comentário