Experiências do Sensível 26/07/2018

Tema: Sons (escuta)

   O início da aula se deu com a retomada do que foi abrangido na aula sobre os sons, como o conceito de ecolocação e ecolocalização, o que nos levou a pensar sobre a escuta como algo ampliado, ou seja, ouvir além do som propagado. Como ouvir além do som? "Simples", observando os gestos, as expressões e semblantes, a inflexão da voz - chamada de metacomunicação, pois o tom usado no falar, no som, produz um novo sentido de compreensão. Esse escutar o outro, é conceituado de alteridade, quando se tem a capacidade de "olhar" o outro como um semelhante.
   Após essas descobertas e introdução, formaram-se grupos para a colocação em prática desses conceitos: nos grupos, cada integrante deveria contar  a história do seu ingressar na UFSB, enquanto os outros anotavam e observavam suas percepções, através da alteridade visionada em seu colega para depois, em uma roda de conversa, contar e revelar o que foi percebido uns dos outros. Durante a roda de conversa, foram observadas percepções, como: segurança ou timidez; expressões faciais marcadas ou seriedade; muitos gestos ou ausência deles; alegria ou tristeza na expressão facial; e as inflexões na voz ou calmaria da mesma.
   Depois, discutimos mais a respeito da experiência sendo vivenciada na universidade, de desafios e descobertas que iremos passar durante essa estadia. Para próxima aula, devemos trazer conosco ideias de dispositivos (estratégias para mover o conhecimento interdisciplinar) para experiências do sensível, na qual vamos dar continuação nas próximas aulas. 
Obs.: saiba mais no próximo post, e eu, na outra semana. 👀 😂

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Experiências do Sensível 12/07/2018

Universidade e Sociedade 06/08/2018

Experiências do Sensível 16/08/2018